terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Tesouro

É normal que os Pais falem bem dos filhos, que são bons alunos, que se portam bem, que têm uma educação e que estão sempre à frente das coisas que seria normais para a idade deles.
É bom que assim seja, mas eu nem sempre consigo ter esse tipo de sentimentos com o meu filho.
O D. é meigo, carinhoso, saudável, mas esperava mais dele, com quase 4 anos.
Na festa da escola, apesar de ficar à frente, visto ser o mais baixinho, não cantou, não participou.
Não vou descrever floreados de coisas boas que ele tem, porque a minha função, como Mãe é fazer tudo pelo meu filho, protege-lo, educá-lo, prestar-lhe todo o tipo de necessidades que uma criança tem.
E ele tem-as, acreditem.
Eu e o Pai proporcionamos tudo o que ele não tem.
Mas os laços familiares não.
Não tem avós, primos ou familia perto.Por isso se liga tanto a nós, por isso chega ao carro e diz: Eu, Mãe e o Pai.
Somos a familia dele, apesar de termos amigos que fazem o papel de familia que teima em manter-se ausente e não participar no crescimento dele, mas claro tenho de entender.

Faltei ao trabalho na sexta feira para ver a festa dele, porque me melgam a cabeça a dizer: se não vierem, ele vai ser o unico que não tem ninguem a ve-lo, sente-se mal.
Ok, entendo e fui.
Depois de eles cantarem as canções de natal, a educadora veio ter comigo e perguntou-me:
"Olhe, queria mesmo falar consigo, porque o D. não canta, não participa nas actividades de grupo, diz sempre que não quer......"
Pois, disse eu, quando vou a cantar no carro, ele diz-me para eu parar.Se calhar tem vergonha.
Ela diz-me: " Acho que não é isso" e mais não disse pois estavam lá muitos Pais e não tinha tempo, claro para estar a falar comigo mais atentamente.

Confrontei-o e perguntei-lhe: Porquê??????
Não me respondeu.
Não lhe perguntei porque ainda não consegue fazer um desenho, não quer aprender a fazer as letras, mas sabe reconhece-las a todas quanto indagado em qualquer local que nos deslocamos.

Amo o meu filho, mas consigo ver que ele não está a fazer coisas que já seriam esperadas na idade dele.
Por amá-lo consigo ver e descrever a quem me lê.
Tinha que desabafar.

2 comentários:

A Mais Gira disse...

Olá amiga, o conselho que te dou em primeiro lugar é falares com a professora em privado, para saberes o que ela pensa e sabe a respeito do D., em segundo lugar aconselhares-te com ela sobre o que fazer com o D..Beijinhos grandes e tudo se irá resolver, mas continua sempre atenta e nos somos sempre boas mães, vamos errar e acertar muitas vezes é assim que aprendemos a ser mães e os filhos a serem filhos, nunca duvides de ti, és uma grande Mulher, bjcas.Fátima

T disse...

Obrigada pelas tuas doces palavras Fátinha.
Gosto muito de ti.
Beijos grandes